Tratamento para Osteoporose no Rio de Janeiro

_Introdução

O que é Osteoporose?

Osteoporose é uma doença mais frequente em mulheres na fase pós-menopausa, sendo caracterizada pela perda acelerada de massa óssea, devido à baixa absorção de cálcio e demais minerais, consequência da ausência do estrogênio, hormônio feminino.

A evolução da doença costuma durar anos e os sintomas, inicialmente, não são sentidos. Na osteoporose, os ossos ficam frágeis e esponjosos. Nessa condição, os riscos de fraturas e quedas são altos.

Os locais mais afetados pela osteoporose costumam ser a coluna, os punhos e o colo do fêmur. Fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são:

• Histórico familiar;
  • Hábitos nocivos, como fumar, beber, não praticar atividade física e alimentação desregrada;
  • Uso de anticonvulsivantes, hormônio tireoidiano, glicocorticóides e heparina;
  • Possuir outras doenças de base, como artrite reumatoide, diabetes, leucemia e linfoma.

Infelizmente, os diagnósticos acontecem apenas após as primeiras quedas, quando os sintomas estão mais aparentes. O principal método para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea.

_Sintomas

Como identificar a Osteoporose?

Os primeiros sintomas da osteoporose não são imediatos, podendo levar anos para aparecerem. Os sinais iniciais costumam ser dificuldades em permanecer em pé ou sentado com a coluna reta por muito tempo, além do desenvolvimento de postura mais encurvada.

Com a evolução da doença, as dores podem ficar mais intensas e crônicas, a estatura do paciente pode diminuir e deformidades nos ossos podem ocorrer. Inclusive, tossir e espirrar são ações que podem ocasionar a quebra de ossos.

Você tem algum desses sintomas? Vamos conversar! Clique aqui.

_Tratamentos

Como tratar a Osteoporose?

• Prevenção de Queda

Uma das principais recomendações para evitar dores e demais complicações em pacientes com osteoporose é a prevenção das quedas, a fim de evitar fraturas.

Dessa forma, a casa de uma pessoa com osteoporose precisa receber alguns ajustes, como:

• Ser bem iluminada e com interruptores fáceis de encontrar;
    • Móveis presos ao chão, sempre que possível e com bordas arredondadas;
    • Piso e tapetes antiderrapantes, sempre fixos ao chão;
    • Degraus e corrimões sempre marcados com fitas antiderrapantes;
    • Cama e cadeiras em uma altura na qual o paciente possa apoiar seus pés no chão.
  • Ingestão de Cálcio, vitamina D e Bisfosfonatos

Dietas ricas em cálcio e com reforço de vitamina D são importantes para o tratamento da osteoporose,  uma vez que atuam fortalecendo os ossos. Além disso, podem ser indicados os bisfosfonatos, medicamentos que  previnem a diminuição da densidade mineral e fragilidade óssea.

• Hormonioterapias

A reposição hormonal atua na prevenção da perda de massa óssea, fortalecendo e estimulando o aumento da densidade dos ossos, através da absorção de cálcio.

• Atividades Físicas

A prática de exercícios físicos pelos pacientes com osteoporose, quando realizada mediante orientação de profissionais especializados, contribui não só para o fortalecimento muscular e das articulações, como também para a melhora do equilíbrio.

_Sobre mim

Dr. Rafael Tinoco

Ortopedia e Oncologia Ortopédica

CRM-RJ: 52-103491-0

Ortopedista e Oncologista ortopédico formado em Medicina pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Além disso, realizou estudos em instituições renomadas, como Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT-HC FMUSP), em que fez o aperfeiçoamento em Oncologia ortopédica, e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

Realizou a residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Miguel Couto, hospital de referência nesta área no Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, possui especialização em Aplicações Complementares às Ciências Militares e Formação de Oficial Médico Militar pela Escola de Saúde do Exército -EsSEX.