Para muitos pacientes, a oncologia ortopédica é um tema desconhecido e pouco discutido. Afinal, tumores ósseos são raros e nem sempre são abordados fora da área médica. No entanto, compreender o que é oncologia ortopédica e suas vertentes é fundamental para aqueles que enfrentam essa condição.
Neste artigo, vamos trazer informações essenciais sobre oncologia ortopédica e como ela pode ser
importante no tratamento de câncer ósseo. Entendendo mais sobre essa área da medicina, você poderá ter mais clareza sobre seu diagnóstico e tratamento, além de estar mais bem preparado para tomar decisões junto ao seu médico.
Vamos juntos desmistificar esse tema? Acompanhe!
A ortopedia oncológica é a área da medicina focada em diagnosticar e tratar tumores nas regiões ósseas, tendões, músculos e cartilagens. Além disso, outro campo de atuação da especialidade é verificar o processo de neoplasia do tumor para demais partes do organismo.
Por fim, profissionais dessa área também tratam
todas as lesões da parte esquelética
do corpo humano.
Os tumores examinados pela oncologia ortopédica são subdivididos em dois grupos: os malignos e os benignos. Abaixo, vamos destacar as diferenças de cada um. Confira!
Eles são os considerados cancerígenos, podendo se alastrar por outras partes do organismo. Inclusive, as metástases ósseas são tidas como os quadros mais recorrentes deste tipo de condição.
Fora essa questão, dentre os tumores ósseos malignos mais com maior incidência, podemos citar:
Já os tumores benignos não apresentam características cancerígenas, no entanto, podem se desenvolver e afetar a estrutura do esqueleto.
Os quadros mais comuns para esse tipo são:
Leia também:
Encondroma e Osteocondroma: entenda as diferenças
O diagnóstico adequado dos tumores ósseos deve ser feito por um especialista em oncologia ortopédica. Esse profissional irá verificar os sintomas e fazer um exame clínico para checar a condição.
Dependendo dos resultados, do quadro clínico e histórico do paciente, ele poderá solicitar alguns exames para confirmar ou descartar a hipótese de tumor, como:
Também existe a possibilidade do médico indicar
a realização de uma biópsia, que irá colher uma pequena amostra do tecido atingido. Por meio desse exame, ele saberá com mais precisão as características específicas do quadro em si, se ele é benigno ou maligno, qual o seu grau, etc.
Mesmo sabendo o que é oncologia ortopédica, nada substitui uma consulta com especialista na área. Somente esse profissional poderá te guiar de maneira segura e eficiente até a recuperação da condição.
Além disso, o médico também terá uma
visão individualizada do seu caso. Considerando que cada pessoa conta com suas características específicas, é fundamental que o acompanhamento seja feito considerando as particularidades de cada quadro.
Conheça o
Dr. Rafael Tinoco e continue acompanhando o
blog para mais assuntos como este.