Conheça os tratamentos para osteoporose!
Mais comum em mulheres na fase pós-menopausa, a osteoporose é uma doença que afeta a massa óssea a partir da baixa capacidade do organismo em absorver cálcio e outros minerais. Está em dúvida sobre qual é o tratamento para a osteoporose? É só continuar acompanhando a leitura.
Em geral, os fatores associados ao desenvolvimento da doença são naturais (como o envelhecimento), mas também acontecem em resposta à deficiência de estrogênio e ao baixo nível de vitamina D ou cálcio.
Por isso, estar sempre em contato com um médico especialista é fundamental. Por meio do diagnóstico precoce, a melhor forma de combater a doença é sinalizada, contribuindo com a manutenção da qualidade de vida.
Para que você entenda quais tratamentos para osteoporose podem ser adotados em cada tipo de situação, preparamos este post.
Boa leitura em sua jornada de descoberta!
Quais são os principais tratamentos para osteoporose?
Cálcio e vitamina D
A ingestão de cálcio e o reforço de vitamina D na dieta são alternativas comuns entre os tratamentos da osteoporose. Pois são elementos responsáveis pelo fortalecimento dos ossos.
Por isso, uma dieta personalizada tende a fazer parte da rotina de quem convive com a doença.
Vale reforçar: a ingestão de cálcio varia entre 1.000 e 1.500 mg por dia — homens e mulheres.
Exercícios com suporte de peso
Atividades físicas podem contribuir, entre os tratamentos para osteoporose, tanto na promoção do equilíbrio (reduzindo o risco de quedas) quanto no fortalecimento muscular e das articulações.
A importância do suporte de peso reside no aumento da densidade óssea durante a prática de exercícios. Isso não exclui a importância de outras atividades, como natação, porque também favorecem a força do tronco e do equilíbrio.
Medicamentos
Os bisfosfonatos são medicamentos com grande atuação na manutenção da densidade mineral e no combate à fragilidade óssea.
Contudo, a administração de bisfosfonatos deve ser indicada e monitorada de perto pelo seu médico, pois existem riscos e fatores adversos a serem observados com essa medicação.
Existem, também, outros medicamentos usados no tratamento para a osteoporose, como:
- raloxifeno, cuja ação é similar à do estrogênio (considerado na prevenção e no combate à perda óssea);
- romosozumabe, cujo objetivo é aumentar a densidade óssea no quadril e na lombar;
- calcitonina, que ajuda a inibir a decomposição óssea acelerada;
- denosumabe é também usado na prevenção da perda óssea.
Tratamento de dor e fraturas
Entre os tratamentos para osteoporose mais comuns, dá para citar a administração de problemas decorrentes da doença, como as fraturas ósseas e episódios de dor.
Analgésicos são frequentemente prescritos e, também, massagens ou mesmo a utilização de dispositivos de apoio.
Hormonioterapia
Em alguns casos, a reposição hormonal é indicada pelo médico responsável. Esse tratamento para osteoporose auxilia na:
- prevenção da perda de massa óssea;
- participação ativa no aumento da densidade dos ossos.
Fique atento aos sinais silenciosos da doença
Com pouco mais de 10 milhões de brasileiros afetados pela doença, atualmente, a informação correta sobre o assunto se faz mais do que necessária, principalmente porque os primeiros sinais da osteoporose são silenciosos.
Começa com os ossos mais frágeis e adquirindo uma textura esponjosa. É quando os riscos de quedas, acompanhadas de fraturas, ficam altos.
No mundo, a Federação Internacional da Osteoporose (IOF) aponta que uma entre três mulheres com mais de 50 anos sofrem fraturas osteoporóticas. Entre a população masculina, a proporção média é de um a cada cinco homens.
Acompanhamento médico é essencial para um diagnóstico precoce. E é por meio de uma densitometria óssea que a doença pode ser identificada, só então os melhores tratamentos para osteoporose podem ser aconselhados.
Qual tratamento é indicado para mim?
Como a doença tem diferentes causas que incluem histórico familiar; hábitos nocivos à saúde e oriundo do uso de outros medicamentos (anticonvulsivantes e hormônios tireoidianos), os tratamentos variam e devem ser discutidos diretamente com o médico.
E a escolha do tratamento também é influenciada pelas próprias características do paciente.
Independentemente das alternativas apontadas para o seu caso em particular, as ações visam reduzir a facilidade e a incidência de fraturas e fortalecer a densidade dos ossos.
Com isso, faz-se elementar a participação do seu médico especialista. Por meio do conhecimento de seu histórico, a familiaridade com tratamentos para osteoporose e o diagnóstico efetivo de cada caso é possível alinhar medidas de acordo com as necessidades de cada paciente.
Conclusão
Viu como existem diferentes tratamentos para a osteoporose e como a doença pode se manifestar nas pessoas?
Para ficar por dentro de outras dicas relevantes sobre saúde e para a promoção do seu bem-estar,
fique sempre de olho nos conteúdos que postamos em nossa central educativa!