Você sabe o que é encondroma?
Há diversos tipos de tumores que podem acometer os ossos, músculos, tendões e cartilagens. Eles se dividem entre malignos, quando há a presença de células cancerígenas, ou benignos, como é o caso do encondroma.
Ele é o segundo tipo mais frequente de tumor nos ossos. Seu caráter é benigno e, geralmente, é encontrado em ossos longos ou tubulares.
O diagnóstico é mais comum entre pacientes de 20 a 30 anos. Mas pode haver manifestação da doença fora dessa faixa etária, tanto em pessoas mais jovens quanto mais velhas.
Nos próximos tópicos vamos explicar o que é o encondroma, como ele se manifesta no corpo e quando é o momento certo para procurar por um médico.
Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto.
O que é encondroma?
O encondroma é um tumor benigno, não cancerígeno, que resulta no crescimento de cartilagem nos ossos. Ele acontece devido a uma falha no crescimento ósseo e pode ser múltiplo ou solitário.
Sua incidência mais comum é nos ossos das mãos e pés (falanges, metacarpos e metatarsos). Ele costuma ser assintomático, por isso muitos diagnósticos acabam sendo feitos acidentalmente, devido a exames realizados por outras causas.
Em casos mais severos de manifestação do tumor, pode ocorrer enfraquecimento dos ossos, causando fraturas. Além disso, quando o encondroma é múltiplo, ele é conhecido como a síndrome de Maffucci.
O tratamento mais comum nos casos em que o tumor é único é a ressecção intralesional através da curetagem. Outras maneiras de tratar o encondroma é através do acompanhamento periódico com exames de imagem para lesões pequenas e assintomáticas.
Também há a possibilidade de intervenção cirúrgica, mas esta só acontece quando há lesões grandes, sintomáticas e agressivas.
Quando procurar um médico?
Na maioria das vezes, os encondromas não doem ou possuem sintomas aparentes. Nos casos mais avançados, os tumores podem ficar visíveis nas mãos ou nos pés.
Além disso, há casos em que a doença se manifesta com o enfraquecimento do osso ou até deformidade. No caso das deformidades, é possível perceber um aumento no volume local onde está o tumor. Esse é um dos sinais da lesão.
Já quando há o enfraquecimento dos ossos, um sinal da lesão pode ser a fratura. Quando ela acontece, é mais comum que seja nas mãos e nos pés.
Sendo assim, quando identificar qualquer uma dessas situações, o correto é procurar um especialista para ter o diagnóstico. Somente um oncologista ortopédico poderá encaminhar as possíveis formas de tratamento.
Realize Check-ups de rotina
Outro cuidado importante - e necessário - é manter sempre as consultas e exames de rotina. Como o encondroma pode não ser sintomático, os exames periódicos serão capazes de identificar o crescimento ou não desse tumor.
Por ser benigno, geralmente não é removido ou tratado. Muitas vezes há apenas um acompanhamento para evitar que se desenvolva para uma condição mais severa.
Como vimos, nem sempre o encondroma se manifesta de maneira sintomática. Por isso, é importante um acompanhamento médico constante, principalmente se você está na faixa etária de manifestação da doença.
Caso reste qualquer dúvida sobre o que é encondroma ou qualquer questionamento dentro dessa área, entre em contato com o Dr. Rafael Tinoco, Ortopedista com aperfeiçoamento em Oncologia Ortopédica.